Osteopatia



A Osteopatia é uma ciência terapêutica baseada na Neuroanatomia, Neurofisiologia e Biomecânica do corpo humano tendo como objectivo restabelecer a mobilidade e o normal funcionamento de todo o corpo humano.

O Osteopata trata a pessoa como “Um Todo” em vez de se focar numa patologia, verificando-se assim resultados mais eficazes e permanentes, por isso, procura encontrar e tratar a origem do problema, em vez de eliminar apenas os sintomas. A osteopatia realiza uma correlação entre a dor, a capacidade de movimento do corpo, a sensibilidade e os reflexos (músculo, tendão, visuais).

Após avaliação e diagnóstico o tratamento é feito através de técnicas de estiramento, mobilizações e manipulações, de forma a conseguir restabelecer o equilíbrio biomecânico do organismo.

Existem sub-especialidades na Osteopatia sendo estas, visceral, sacrocraniana, estrutural, desporto e pediátrica. 

Na Thalasso oferecemos as seguintes Consultas:

Consulta do Aparelho digestivo: 

A Osteopatia Visceral foi desenvolvida pelo osteopata francês, Jean-Pierre Barral, este desenvolveu métodos de trabalho manual dos órgãos de uma forma precisa, tendo em conta a influência que estes têm nas suas disfunções estruturais e fisiológicas.

Trata a prisão de ventre, azia, gazes, cólicas, enfartamento, mal-estar, náuseas, problemas de vesícula e fígado.

Os nossos órgãos e o sistema visceral (coração, fígado, intestinos e outros órgãos internos) quando afectados devido a uma situação anormal, podem acumular aderências e alterações que não só trabalham contra os próprios órgãos como também podem afectar as estruturas físicas (coluna ou outras articulações).

Uma inflamação aguda pode desenvolver-se e tornar-se crónica dando origem a doenças e certas disfunções.

 Pode também criar aderências, fixações e pontos anormais de tensão dentro das paredes do corpo, obrigando-o a movimentar-se em torno destes pontos.

Consulta da Dor Cervical: 

Trata a dor de cabeça/enxaqueca, dor pescoço e ombros, zumbidos (perigoso, não considero necessário estar aqui), (há zumbidos causados pordefices circulatorios no craneo que se tratam muito bem com osteopatia) tonturas, dor irradiada para os braços, fadiga e falta de energia.

Consulta da Dor Ciática e Lombalgia: 

Pergunte-nos sobre quais os tratamentos mais indicados para Si!

Tratamentos para Complementar

Acupunctura

Trate da saúde sem efeitos secundários e de uma forma Natural!

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também conhecida como medicina chinesa, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. 

Na origem da Medicina Tradicional Chinesa está a crença de que o indivíduo (microcosmo) é visto como parte integrante das forças da natureza que é o macrocosmo. Pela observação cuidadosa da natureza, os sábios taoístas eram capazes de perceber os padrões comuns aos ambientes externo e interno do corpo humano. Durante milhares de anos, as observações cumulativas dos sábios de toda a China levaram a um sistema confuso de diagnóstico e cura.

A Acupunctura, faz parte da Medicina Tradicional Chinesa,  sendo uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão). È ainda utilizado com êxito a electroestimulação e o laser, pelo que os mais receosos das agulhas e as crianças poderão igualmente beneficiar das vantagens desta Medicina Milenar.

Os mais antigos tratamentos de acupunctura datam de há 5000 anos. Hoje em dia, a acupunctura é ensinada no Ocidente, sendo os seus alunos galardoados com um diploma oficial após cinco anos de especialização.

A grande vantagem deste tratamento é ser um método não doloroso, não invasivo, com segurança para a saúde e permite a obtenção de resultados rápidos e a longo prazo.

A nossa Acunpunctora Drª Sofia Santos tem formação superior  em Acupunctura (Portugal, APA-DA presidida pelo Dr. Pedro Choy), Técnicas Especiais de Acupunctura (Universidade de Beijing - China), Massagem Tuina (Universidade de Beijing - China), Acupunctura Estética Corporal e Facial  (Ceata-Brasil).

É também professora na Universidade de Medicina Chinesa e encontra-se registada na Associação Portuguesa de Profissionais de Acupunctura, Fundação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa e na Federação das Associações Pan Europeias de Medicina Tradicional Chinesa.

Ler mais
Pilates clinico

O método de Pilates tem vindo a ganhar maior popularidade, principalmente por ter revolucionado o campo da reabilitação.

O Pilates Clínico foi adaptado por Fisioterapeutas no sentido de ser utilizado como  exercício terapêutico para pessoas com problemas da coluna vertebral( hérnias, artroses, pós-cirurgia coluna, escoliose,Cifose, ets)

Assim, o Pilates Clínico consiste num conjunto de exercícios, realizados no chão com ou sem acessórios (bolas, rolos de espuma, bandas elásticas, entre outras), divididos em diferentes níveis de dificuldade, os quais poderão ser praticados em grupo ou individualmente, considerando sempres as características ou necessidades individuais de cada pessoa.

Porquê praticar Pilates Clínico?

Os benefícios da sua prática estão amplamente documentados em diferentes estudos, estando esta relacionada com a melhoria da flexibilidade, força muscular, correcção postural e respiração, contribuindo para o bem-estar físico e emocional.

Sabe-se que em 80% dos casos a dor da coluna é recorrente após o tratamento médico, porque os pacientes não corrigem a postura. Os exercícios de Pilates Clínico reduzem significativamente o aparecimento de novas lesões.

Quem poderá praticar Pilates Clínico?

Pode ser praticado por qualquer pessoa, visto que é ministrado exclusivamente por um fisioterapeuta que adaptará os exercícios à condição física da coluna e restante estrutura, não pondo, por isso, em risco articulações, ligamentos ou músculos dos mesmos.

Porquê o Fisioterapeuta?

O Fisioterapeuta com formação certificada em Pilates Clínico apresenta competências adicionais no que respeita à incorporação do método e respetivos fundamentos, àqueles que são os objetivos de intervenção junto do utente, contribuindo para restabelecer o equilíbrio e sinergias musculares, corrigindo e prevenindo estratégias inadequadas de movimento.

 Horário

Sessões de 45 minutos

Em Grupo: 3ª e 6ª às 19h

Individual: 2ª a Sábado, sob agendamento

Ler mais

Contactos

(+351) 212 905 655
(+351) 916 189 585
geral@thalassocaparica.com


Av. 1º Maio 25-A
2825-397 Costa da Caparica
Portugal